Sistemas Chamadas e Alarmes por Voz

Sistema de som é o nome usado para designar colunas, amplificadores e fontes de música, a escolha do tipo de sistema pretendido depende do tipo de espaço a sonorizar e também do tipo de aplicação pretendida.

A intensidade do som, “volume” é medida em decibel (dB).

Existem basicamente três tipos de sistemas de som:

  • Ambiente
  • Profissional
  • Alta-fidelidade
  • Som ambiente
  • Nestes sistemas o volume deverá ser apenas o suficiente para ser ouvido, não interferindo na conversação normal das pessoas, e não deve ser o centro das atenções, não interferindo assim nos negócios ou lazer.

sistemas de chamadas e alarmes por voz

Estes sistemas poderão ser projectados para ambientes residenciais ou profissionais:

  • Som ambiente residencial
  • A evolução destes sistemas permite serem utilizados, não só para difundir música ambiente, mas também para comunicar entre divisões, utilizando a funcionalidade de intercomunicação, permitindo efectuar chamadas individualizadas a cada divisão ou chamadas gerais a todas as divisões em simultâneo, sendo também possível responder utilizando o sistema mãos livres.

Funcionalidades como o “baby-phone” são de extrema importância – quando é detectado um som no quarto do bebé, o sistema emite um tom de aviso e comuta o receptor (onde se estava a ouvir música) para o som ambiente do quarto, permitindo o alerta aos pais quando o bebe chora; ou a supervisão de alguém com necessidade de cuidados especiais (ex.: doentes acamados).

Quando equipados com o sistema Multiroom, permitem seleccionar em cada divisão a fonte de som que se prefere, independente da que for seleccionada noutra qualquer divisão.

Som ambiente profissional
Utilizado para difundir musica ambiente e mensagens de informação/emergência em hotéis, escolas, hospitais, edifícios públicos, shoppings, terminais rodoviários, etc.

Neste tipo de sistemas o estudo da área a ser sonorizada é de extrema importância – a difusão sonora deverá ser uniforme para evitar que as pessoas mais próximas das colunas sejam perturbadas pelo alto volume e as restantes, pelo contrário, devido ao baixo volume, nem sequer oiçam – é um erro supor que, quando a área a ser sonorizada é grande, ser necessário aumentar o tamanho das colunas ou a sua potência; o correcto é colocar mais colunas de som para uma difusão uniforme.

Uma das causas de distorções e danos em amplificadores, transformadores e altifalantes ocorre quando um sistema projectado para som ambiente é forçado a situações para as quais não foi projectado ou seja utilizá-lo para som de potência.

As colunas utilizadas nestes sistemas são geralmente compactas, com altifalantes pequenos (entre 4 e 8 polegadas) e são especificados para o início de trabalho entre as frequências de 70Hz a 150Hz, assim, para Som Ambiente deverão ser evitadas frequências abaixo de 80Hz.

Som profissional
Ao contrário do Som Ambiente, neste tipo de sistemas o Som é o foco principal de atenção, com alta pressão sonora e curvas de frequências exageradas nos seus extremos. Geralmente impede a conversação normal das pessoas, mas isso não é importante, pois o principal objectivo é a atenção do público para o som.

Os altifalantes são geralmente de 10 a 18 polegadas, com alto volume e ampla resposta de frequências, que vão dos 20Hz aos 20KHz.

Este tipo de Sistema é geralmente usado em eventos de grandes dimensões, tais como concertos, discotecas, recintos de exposições, estádios, etc.

Sistemas de som Hi-Fi
Hi-Fi (high fidelity – alta-fidelidade) – Esta certificação indica que o equipamento consegue reproduzir fielmente os sons na faixa audível pelo ser humano, dos 20 Hz (hertz) aos 20 KHz (quilohertz); é a reprodução de áudio feita por um aparelho de som com a maior fidelidade possível ao som real, minimizando-se os ruídos e distorções.

Estes equipamentos de som fazem uso da estereofonia na reprodução do áudio e, os sistemas em que a fidelidade é o único compromisso, são conhecidos pelo termo em inglês “high-end”.

Os aparelhos de som de alta fidelidade utilizam o conceito minimalista em que se acredita que, quanto menos estágios houver entre o som captado, gravado, reproduzido e amplificado, menos interferências ele vai ter em relação ao original e maior será a sua fidelidade.

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