Saiba como atuar em caso de Inundação

Saiba como atuar em caso de Inundação

Setembro já iniciou e com ele também voltam as primeiras chuvas que podem provocar inundações e resultar em prejuízos avultados. Saiba como atuar em caso de inundação, neste artigo.

Nunca se sabe quando um incidente acontece daí que estar preparado é sempre o melhor remédio para evitar problemas de maior, física e materialmente. É possível evitar e reduzir ao máximo as consequências de uma inundação, caso esta seja provocada por fenómenos naturais ou por práticas humanas.

Todavia, em caso de inundação, elencamos neste artigo alguns passos básicos a tomar para que possa controlar a situação e minimizar maiores problemas.

1- Corte da eletricidade
Uma das primeiras ações a tomar quando existe uma inundação em casa é desligar o quadro da eletricidade. A água pode infiltrar-se nas tomadas elétricas, o que pode provocar um curto circuito com consequências muito perigosas.

Se a inundação ocorrer durante a noite, use uma lanterna e não ligue os interruptores, pois existe a possibilidade de electrocução.

2- Corte da água
Se a inundação tem inicio dentro da habitação e ainda não descobriu a sua fonte, então o melhor é fechar a ligação da água. Assim poderá proteger toda a mobília e outros objetos e equipamentos, procedendo à remoção da água, procurando posteriormente a fuga da água.

No caso de não conseguir fechar o fornecimento de água, deverá contactar imediatamente o piquete do seu fornecedor de água e/ou os bombeiros.

Se a inundação tem inicio no exterior da habitação então feche todas as portas e janelas e se possível dirija-se para um local/divisão superior e contacte as autoridades e familiares.

Como atuar
Depois de desligar a eletricidade e a água, estes são os passos seguintes a tomar para resolver uma inundação em casa:

  • Verifique a estrutura da casa para encontrar danos como fendas nas paredes, buracos, etc…
  • Se morar num prédio, avise os vizinhos da possibilidade de infiltrações;
  • Analise bem a situação, de forma a determinar qual a melhor forma para escoar a água;
  • Proteja todos os móveis e aparelhos elétricos;
  • Contacte familiares e as autoridades.

Depois de a inundação ocorrer, existem alguns procedimentos a efetuar:

  • Caso possua uma seguradora, é necessário contactá-la imediatamente, para a avaliação dos prejuízos;
  • Verifique bem a sua habitação para confirmar que não existiram danos na estrutura;
  • Se possui soalhos em madeira e paredes em estuque, certifique-se que toda a água foi escoada. A humidade resultante poderá danificar os materiais;
  • Todos os alimentos que estiveram em contacto com a água deverão ser deitados ao lixo, para evitar intoxicações alimentares;
  • Lave bem o chão, carpetes e tapetes para que não exista risco de propagação de doenças.

E se eventualmente ocorrer uma inundação e estiver ausente da sua residência, comércio, armazém ou instituição?

Os Sistemas de Deteção de Inundação são um verdadeiro aliado na prevenção e alerta de Inundação, alertando-o e agindo em prol da salvaguarda de pessoas e bens.

Pode saber mais sobre Sistemas de Deteção de Inundação aqui no nosso website e peça mais informações de como proteger a sua Residência, Comércio, Empresa e Instituição.

 

Conte com a Trialarmes para o (a) proteger!